Agosto 13, 2022

Festas de São Pedro encerram com chave de ouro os festejos juninos em Alagoinhas

2 de julho

2 de julho

 

Foto: Roberto Fonseca

25

 

Muitas crianças estourando fogos nas ruas e fogueiras ainda queimando nas frentes das casas. Assim era o clima em Riacho da Guia no primeiro dia de comemorações a São Pedro, no distrito, na noite de sexta-feira (01).

As celebrações ao santo que, segundo a cultura popular, detém as chaves do céu, fecham com chave de ouro o São João de Alagoinhas 2020. Iniciado no dia 13 de junho, no encerramento da Tereza de Santo Antônio, com a apresentação musical do “padre sertanejo” Alessandro Campos, o mês festivo contou com mais de 100 shows, promovidos pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET).

Foto: Roberto Fonseca

A professora do Ensino Fundamental Lídia Felicidade, aproveitou a festa como ninguém. “Todo ano tem e a gente gosta muito”. Alan Pinheiro, que trabalha na área florestal, comentou que em Riacho existem muitos fiéis a São Pedro “e a festa sempre anima a comunidade”.

“Em período de festa aumenta bastante as vendas de cosméticos”, contou Eliana Lima, revendedora de produtos de beleza. “Depois de mais de dois anos sem festa, vim aproveitar e trouxe meu filho para se distrair”.

Foto: Roberto Fonseca

De acordo com o Tenente da PM Alcântara, 13 policiais militares fizeram a segurança na noite. “A gente está aqui para manter a paz dos participantes da festa. Normalmente, as pessoas são mais ordeiras e respeitam o poder público na zona rural”, declarou o oficial.

Na noite deste sábado, 02 de julho, a festa continua em Riacho da Guia, com os shows de Bianca Macedo, Vida Pitaya, Birão e Xinelo Baiano.

Fotos: Roberto Fonseca