Alimentos e bebidas são os produtos mais procurados no app Preço da Hora Bahia

Alimentos e bebidas são os produtos mais procurados no app Preço da Hora Bahia

Setembro 1, 2021 0 Por admin

Alimentos e bebidas, como açúcar, cerveja e frango, são os produtos mais procurados pelos usuários do aplicativo Preço da Hora Bahia, ferramenta que permite fazer em tempo real a pesquisa do valor de todas as mercadorias vendidas no mercado baiano. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), responsável pelo app, o produto que lidera as buscas é uma marca de cerveja, com 90,6 mil pesquisas nos últimos 30 dias. Em segundo, praticamente empatado com 90,5 mil buscas, está o açúcar, que os usuários pesquisam sem especificar marca.

Na sequência estão frango, com 90,3 mil buscas, feijão, arroz e café, empatados com 90,2 mil buscas, e vinho (89,2 mil). Uma marca de analgésico tem o mesmo volume de menções que o álcool: 89,1 mil. O ranking dos dez mais pesquisados no último mês inclui ainda macarrão, com 89 mil buscas.

O Preço da Hora Bahia pode ser baixado na Apple Store e no Google Play Store e é possível fazer a pesquisa também no site precodahora.ba.gov.br. Desde o lançamento em abril de 2020 até hoje, já foram feitos mais de 430 mil downloads do aplicativo.

Como pesquisar

Para apresentar a relação de preços, o Preço da Hora Bahia utiliza informações obtidas diretamente das notas fiscais do consumidor eletrônicas (NFC-e) armazenadas na Sefaz-Ba, trazendo, para quem consulta, uma lista do menor para o maior valor do produto pesquisado junto com os dados dos estabelecimentos onde são ofertados, e ainda data e hora de atualização.

Para fazer a pesquisa básica de preço, o usuário deve informar o nome ou número do código de barras (GTIN) do produto de interesse. É possível pesquisar também por meio da leitura do código de barras das mercadorias, utilizando para isso a câmera do celular.

O app possui uma série de funcionalidades que permite ao usuário economizar tempo e dinheiro, explica o diretor de Produção de Informações da Sefaz-Ba, Jadson Bitencourt. “São 12 funcionalidades principais que vão desde a pesquisa básica de produtos até a possibilidade do usuário registrar os seus produtos favoritos, para que ele possa monitorar os preços dessas mercadorias de maneira mais prática e rápida”, assinala.

O auditor fiscal Felipe Abreu, da Gerência de Sistemas da Sefaz-Ba, destaca também duas funcionalidades que facilitam a pesquisa de combustíveis e de medicamentos. “O aplicativo tem pesquisas à parte para combustíveis (gasolina, etanol, diesel e GNV) e medicamentos. Elas funcionam da mesma forma que a pesquisa básica, mas nessas situações os usuários apenas selecionam uma das quatro opções de combustíveis, para esse tipo de busca, ou então informam o nome, o princípio ativo ou o laboratório do medicamento para realizar a pesquisa”, explica.

Outras funcionalidades

O Preço da Hora Bahia permite que a pesquisa seja feita em um raio de até 30 quilômetros de onde se localiza o usuário, em qualquer município do estado. Além disso, o app apresenta a possibilidade de denunciar contribuintes que se recusam a emitir a nota fiscal, entre outras irregularidades, e ainda disponibiliza o histórico de preços de produtos. O usuário pode também compartilhar os preços e os produtos pesquisados com os amigos nas redes sociais.

A mais nova versão do aplicativo trouxe mais uma novidade. Agora é possível criar grupos com os estabelecimentos comerciais favoritos. Assim, o usuário pode pesquisar os preços de produtos em locais já frequentados ou próximos de casa ou do trabalho, como mercados, postos de gasolina, farmácias, entre outros. É possível ainda utilizar as suas listas de compras para serem processadas sempre nos estabelecimentos favoritos.

Fonte: Ascom/Sefaz-BA