SEJEL promove encontro do Grau no Estádio Municipal de Catu

SEJEL promove encontro do Grau no Estádio Municipal de Catu

Maio 20, 2021 0 Por admin

“Dar o grau”. Essa expressão bem conhecidas entre os motoqueiros, significa andar apenas com a roda traseira da moto ou bicicleta. É febre nas periferias das grandes cidades, e em Catu não é diferente.

Muitos jovens que curtem andar de moto,  encontram no esporte wheeling, adrenalina, tensão, energia e, em muitos casos, fonte de diversão e alegria.

Quando realizada em vias públicas, a prática do esporte pode ser considerada infração gravíssima de trânsito, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, podendo render suspensão automática da CNH, por se tratar de direção perigosa. Apesar disso, a prática tem atraído diversos adeptos, seja para assistir ou praticar as manobras.

E foi para atender ao pedido dos praticantes, que a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, cedeu o Estádio Municipal no último domingo (16), para a prática do wheeling.

“O intuito da SEJEL é permitir que esses praticantes tenham um espaço exclusivo para a prática, evitando assim que eles possam realizá-lo nas ruas, trazendo riscos de acidentes aos condutores, bem como, aos cantuenses”, explicou o Diretor de Juventude, Rafael Araújo.

Durante o encontro, os praticantes selaram o compromisso com a pasta de utilizarem o espaço em troca de benefícios sociais.

Somente no domingo, foram arrecadados cerca de 50 kg de alimentos, que serão direcionados às famílias de vulnerabilidade social no município.

Presente no evento, a Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Público – CMTT, falou sobre o Maio Amarelo e reiterou a importância dos praticantes utilizarem capacete e roupas apropriadas para a prática do esporte.

“É muito importante falar sobre as condições mínimas que os desportistas precisam adotar para praticarem o esporte com segurança. O uso do capacete, com o afivelamento de, no mínimo dois centímetros, e a roupa apropriada, incluindo os sapatos. Isso pode evitar maiores danos em um possível acidente”, orientou o Agente de Trânsito, Vânio Ataíde.

Na oportunidade, o Agente ainda reiterou aos jovens presentes a não praticarem o esporte em vias públicas, visto que estão passíveis a multa, podendo ter a suspensão da carteira.